Dia dos Pais chegando e as lojas não estão lotadas, nem enfeitadas, a mídia apresenta poucas propagandas sobre esse dia. O que está acontecendo? Alguns podem argumentar dizendo:
- Dia dos Pais é só uma data comercial, é só consumismo, isso não quer dizer nada.
Essa é uma meia verdade e, como “meias verdades” não existem, é uma mentira. A realidade que devemos encarar e refletir sobre ela é: a figura do Pai está desgastada no seio da família cristã também. Vejo nesse fato algo muito ruim acontecendo pois, o enfraquecimento da figura do Pai desestrutura e desestabiliza o modelo idealizado por Deus para a família.
Na família cada um tem um papel que deve ser desempenhado, a do Pai é amar, impor limites, estabelecer deveres, orientação para a vida e muitos outros de grande e insubstituível importância. Porém, quero destacar aqui a passagem de Mateus 3:17 onde Deus chama Jesus de Filho Amado que dá a Ele muita alegria.
" Este é o meu Filho amado, em quem me agrado". Mateus 3:17
Um Filho que agrada ao Pai, um Pai que se alegra com o Filho. Deus não o chamou de Messias, nem Salvador, nem de servo, e nem de profeta, mas de Filho. Essa passagem nos faz pensar no grande valor dessa relação: a de um pai com um filho. No Novo Testamento a Bíblia nos apresenta Deus com um Pai. Em Romanos 8:15 Paulo usa o termo, “Aba, Pai” que significa “papai” ou” meu paizinho”. A figura do pai terrestre remete a do Pai Celestial e o relacionamento dos pais com seus filhos certamente influenciará a imagem que ele terá do Deus Pai. Infelizmente a imagem de pai tem sido enfraquecida dentro das famílias, precisamos urgentemente resgatar a imagem do papel do Pai no seio familiar a fim de que, nossas crianças e futuramente os adultos não projetem imagens distorcidas do pai terrestre, transferindo-as inconscientemente para o Pai Celestial.
Os Pais têm a linda missão de projetar de alguma maneira a imagem de Deus Pai na vida de seus filhos. Hoje nesse Dia dos Pais queremos olhar para o maior e melhor exemplo de Pai: Deus Pai que está nos céus e para o maior e melhor exemplo de Filho: Deus Filho Jesus. Ao olharmos para a maneira como os dois se relacionavam podemos trazer excelentes exemplos para nossas famílias.
A Bíblia diz no Livro de Malaquias:
“Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; ...”
Malaquias 4:6a
Converter o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos pais pode significar relacionamentos onde haja amor incondicional, honra e respeito mútuos. Essa conversão nos ajudará também a transpor as barreiras geracionais que muitas vezes nos fazem ver, entender e conceber ideais tão diferentes de nossos pais.
Feliz Dia dos Pais!
Que Deus os ilumine e abençoe!
Mara Melnik
Veja esta Playlist com homenagem para o dia dos Pais