top of page
Foto do escritorMara Melnik

Crianças comportadas na igreja

Atualizado: 13 de jan. de 2020



Atitudes

Já conversamos no post anterior que não podemos abrir mão da disciplina, mas, precisamos saber como agir. No Semáforo do Comportamento estamos trabalhando com um método de incentivo ao bom comportamento utilizando estratégias disciplinares positivas a fim de:

- Leva-las a pensarem no seu comportamento e atitudes

- Recompensar os que conseguem se comportar adequadamente.

O provérbio abaixo nos dá a ideia de que podemos aprender a nos comportarmos bem:

“Então você saberá como se comportar, e as suas palavras mostrarão que você tem conhecimento das coisas.”

Provérbios 5:2 (NTLH)


sentimentos

Esse aprendizado passa pela auto reflexão sobre comportamentos e atitudes.

A reflexão sobre o próprio desempenho pode ser um meio eficiente para as crianças do Ministério Infantil:

- Aprenderem o que é errado

- Identificaram suas más atitudes

- Corrigirem seus erros.

Para essa etapa tão importante dentro dessa auto reflexão sugerimos um quadro intitulado minhas atitudes. Primeiro você deve desenvolver com a sua turma os combinados da sala de aula deixando bem claro o que se espera dela quando se trata de bom comportamento. Minha proposta é que se desenvolva esse combinado junto com as crianças. No vídeo abaixo e dou algumas dicas de como fazer esses combinados.

Com base no texto de Eclesiastes 5:1-5 você pode desenvolver e implantar os combinados do Ministério Infantil.


Com essa etapa estabelecida de comum acordo você, pode introduzir o quadro "Minhas atitudes" onde cada uma das crianças tem um boneco(pode ser foto ou um auto retrato feito por ela) que a representa.

Primeiro apresente o quadro e o que cada expressão representa no semáforo do comportamento:

- Verde: Siga. Seu comportamento agrada a Deus

- Amarelo: Alerta. Meu comportamento está piorando.

- Vermelho:Pare. Seu comportamento não agrada a Deus.


sinal de alerta

Diga para elas que ao final da aula todas as crianças vão se auto avaliarem, que em seguida deverão colocar seus bonecos no quadro indicando como foi o seu comportamento.

Essa autoavaliação que é proposta nessa estratégia tem como objetivo principal a reflexão por parte da criança de como ela se comportou durante o período que esteve nas atividades do Ministério Infantil.

Após essa etapa faça uma roda de conversa e deixe-as falarem sobre suas atitudes.

Lembre-se de sempre separar tempo para essa atividade em seu planejamento de aula ok?

Deus abençoe!

Mara Melnik

Comportamento na Igreja 2


4.000 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page