top of page
Foto do escritorMara Melnik

Dinâmica da Autoestima


Estamos no Setembro Amarelo Kids tratando a Saúde Emocional de nossas crianças guiados pela Palavra de Deus. O autoconhecimento nos permite compreender as próprias emoções e é de extrema importância no desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Nessa dinâmica vamos falar sobre a autoestima que é fundamental para todos os aspectos da vida, pois está relacionada com a compreensão de si próprio, a segurança e o conhecimento dos pontos fortes que todos nós temos. 


A base bíblica para essa dinâmica é Salmo 139:14 que diz:

“Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.”

A ministração tem como base o fato de que Deus nos criou de modo maravilhoso.

Uma maneira simples de explicar para as crianças é:

“Autoestima significa como você se sente com relação a você mesmo.”

Diga as crianças que é importante ela lembrar todos os dias que:

- Sou a imagem e semelhança de Deus

- Sou amado e cuidado por Ele todos os dias...

A boa autoestima significa saber que você é uma pessoa maravilhosa, porque Deus o fez dessa maneira.

É importante lembrar as crianças que ela não precisa ser a mais inteligente, a mais admirada, a mais sabida para ter uma boa autoestima. Diga que ela precisa ser da maneira que Deus a criou, com seu jeito único de ser.


Depois dessa primeira parte mostre a elas o espelho e explique que chegou o momento de colocar em prática o que aprendemos.

Mostre as plaquinhas, leia e explique cada uma delas.

Pergunte para elas:

- Qual plaquinha te representa?




Diga que um a um vai receber a oportunidade de escolher sua plaquinha, vir em frente ao espelho e declarar para si mesmoa e para os outros o que está escrito nela.


Se a criança não se identificar com nenhuma das plaquinhas, ela pode fazer uma que a represente.

Se alguma criança tiver dificuldades em dizer como ela se sente em relação a si mesmo, ajude-a listando as qualidades que você já percebeu nela.

É possível que algumas delas demonstrem não possuir autoconfiança, que não confia em suas próprias ideias, que se desvalorizem, não se sentem merecedoras de amor e respeito por parte dos outros, acham que não tem direito de ser feliz apresentando características de uma autoestima baixa.

Deus quer usar sua vida para ajudar essas crianças. Converse com elas individualmente procurando achar o porquê dela se sentir assim.

Sempre que puder ressalte as qualidades que você vê nela e as faça declarar junto com você. Termine essas conversas orando a Deus pedindo que Ele as ajude a superar essa baixa autoestima. Creio que Deus vai fazer grandes coisas através da sua vida amém?


Posts recentes

Ver tudo

 Brasil - Paraná - Curitiba: © Mara Melnik 2024 Todos os Direitos Reservados

bottom of page